Behavionismo

14-04-2010 16:17

 


       O Behavionismo de Watson nasceu em 1912 e dominou a psicologia americana durante 30 anos.

Esta corrente tinha como objectivo tornar a psicologia uma ciência aplicavel tanto aos seres humanos como aos animais. Para que isto fosse possível, limitou-se a estudar os comportamentos observáveis, directa ou indirectamente. Assim, a psicologia podia medir as respostas, utilizando o método experimental conseguindo um grau de objectividade maior do que o método introspectivo do Associacionismo.

Os behavionistas considevam que o objectivo da psicologia era o estudo dos comportamentos de um ser em interacção com o ambiente. Esses comportamentos não são mais do que as respostas de um indivíduo a um determinado estímulo, este provoca sempre a mesma resposta, pelo que é possível prever e controlar os comportamentos – base do Behavionismo.

Os psicólogos behavionistas, como Watson, estudavam os eventos ambientais, o comportamento observável e como a experiência influenciava o comportamento, os traços da personalidade, as aptidões, mais do que a hereditariedade.

A hereditariedade era ignorada, apenas se valorizava a influência social. Isto levou a várias críticas por parte de Piaget, para que alterassem esta corrente e valorizassem a personalidade.

Outra grande falha do Behavionismo de Watson, é o facto de nem sempre ser possível se saber o que um indivíduo está a sentir só através do seu comportamento. Por exemplo, o choro está sempre associado a sentimentos de tristeza, no entanto, um indivíduo pode chorar por estar extremamente feliz com um acontecimento.