Desenvolvimento Fisico na Infância

08-05-2010 12:04

O sistema nervoso tem um papel muito importante no comportamento e nos processos mentais. Este, coordena a relação que o organismo estabelece com o meio e assegura a comunicação interna do corpo.

Mecanismos de recepção: órgãos dos sentidos – olhos, nariz, boca, ouvidos e pele. Podem também referir o sentido cinestésico – dão-nos informações como o sentido de orientação e equilíbrio.

Mecanismos de conexão: sistema nervoso central e periférico – conduzem e interpretam a informação vinda dos órgãos de recepção e decidem e coordenam as respostas que serão concretizadas pelos mecanismos de reacção.

Mecanismos de reacção: órgãos efectores – músculos e glândulas.

 

Neurónio: unidade básica do sistema nervoso. Apresenta 3 componentes o corpo celular, as dendrites (captam mensagens dos outros neurónios) e o axónio (fibra principal de saída).

O desenvolvimento motor tem 3 regras gerais:

  •          Progressão céfalo-caudal;
  •          Progressão proximodistal;
  •          Progressão de acção concentrada para específica.

 

A par do desenvolvimento motor, está o desenvolvimento social, que é sem dúvida uma fase fundamental. É no contexto familiar que a criança aprende comportamentos, valores, normas e atitudes adoptadas em cada sociedade.

A vinculação (estabelecimento de uma primeira relação afectiva recíproca e duradoura) manifesta-se por volta dos 7/8 meses e é um dos aspectos mais importantes do desenvolvimento psicológico e social da criança.

Estudos demonstram que a necessidade de contacto corporal e proximidade física são mais importantes que a necessidade de alimentação.

Na falta de uma vinculação, a criança pode desenvolver graves perturbações tanto físicas como afectivas ou mentais.