Desenvolvimento Segundo Piaget

22-05-2010 12:08

A teoria de Piaget é funcional e construtivista pois, acentua a adaptação do organismo ao meio e realça a organização dos processos cognitivos.

Piaget estudou o desenvolvimento cognitivo da criança e, segundo ele, a inteligência constrói-se progressivamente ao longo do tempo, por estádios constantes e sequenciais.

Defende que as estruturas do comportamento são produto de uma construção contínua do sujeito, que interage com o meio, tendo um papel activo no seu desenvolvimento cognitivo.

Segundo este autor, a inteligência é perspectivada como uma adaptação do indivíduo e das suas estruturas cognitivas ao meio. Esta adaptação resulta da interacção entre a assimilação (o sujeito integra e incorpora os elementos do meio nas suas estruturas mentais) e a acomodação (as estruturas mentais modificam-se em função das situações que provêm do meio). Assim, surge-nos a equilibração, que é o mecanismo interno de regulação entre a assimilação e a acomodação, o que vai permitir uma adaptação no sentido de alcançar um pensamento cada vez mais complexo.

 

Factores de desenvolvimento

1.       Hereditariedade, maturação interna – a hereditariedade, a maturação interna do sistema nervoso e o crescimento orgânico têm um papel muito importante no processo de desenvolvimento. Mas, ainda que a maturação dependa essencialmente de factores genéticos, a estimulação do meio pode influenciar o processo de maturação.

2.       Experiência física – a acção exercida sobre os objectos desenvolve a motricidade da criança propiciando o seu desenvolvimento intelectual.

3.       Transmissão social – integrada na sociedade, a criança interage com o meio físico e social. Se o meio for mais estimulante, o seu desenvolvimento vai ser favorecido. No entanto, o efeito da transmissão social só terá resultado se houver uma assimilação activa por parte do sujeito.

4.       Equilibração – permite a adaptação do indivíduo ao meio, permitindo uma progressão no sentido de um pensamento cada vez mais complexo.

Estádios de desenvolvimento:

 Sensório – Motor (0-18/24 meses):

  •          Caracteriza-se por uma inteligência sensorial, pois o bebé capta todas as informações que recebe através dos sentidos, e motora porque o bebé se exprime através dos movimentos.
  •          Aparece o conceito de objecto permanente.

Pré – Operatório (2-7 anos):

  •      Subestádio do pensamento pré-conceptual (2-4 anos)

o         Função simbólica – a criança passa a poder representar objectos ou acções por símbolos. Pode representar mentalmente objectos ou acções não presentes no campo perceptivo – imagem mental. Na linguagem as palavras representam pessoas, situações, etc. No jogo simbólico, faz-de-conta, a criança representa um conjunto de acções e os objectos são o que lhe apetecer (um pau é um cavalo ou um avião, ralha à boneca que se portou muito mal). No desenho desenha uma roda e diz que é um carro.

o         Egocentrismo – a criança (autocentrada) pensa que o mundo foi criado só para si e não compreende outras perspectivas;

o         Pensamento mágico:

o         Animismo – atribuição de emoções e pensamentos a objectos inanimados;

o         Realismo – a realidade é construída pela criança sem objectividade (se sonhou que o lobo está no corredor, pode ter medo de sair do quarto);

o         Finalismo – Dado o egocentrismo da criança as coisas têm como finalidade a própria criança (o monte é um declive para ela poder correr);

o         Artificialismo – explicação de fenómenos naturais como se fossem produzidos pelos seres humanos (o Sol foi acesso por um fósforo gigante).

  •      Subestádio do pensamento intuitivo (4-7 anos)

o         Baseado na percepção dos dados sensoriais. A criança responde à questão que lhe é colocada com base na aparência.

o         O pensamento é irreversível

o         A criança pode classificar e seriar objectos por aproximações sucessivas, embora sem um lógica de conjunto

Estádio das operações concretas (7-11/12 anos):

  •           Reversibilidade mental (capacidade do pensamento voltar ao ponto de partida);
  •           Pensamento lógico, acção sobre o real;
  •           Operações mentais: contar, classificar, seriar;
  •           Conservação da matéria sólida, líquida, peso, volume;
  •           Conceitos de tempo e de espaço globais e de velocidade.

 

Estádio das operações formais (11/12-15/16 anos)

  •           Pensamento abstracto (as operações mentais não necessitam de apoiar-se no concreto para serem formuladas);
  •           Operações formais, acção sobre o possível;
  •           Raciocínio hipotético-dedutivo (o adolescente formula hipóteses e deduz conclusões; é capaz de resolver problemas a partir de enunciados verbais;
  •           Definição de conceitos e de valores;
  •           Egocentrismo cognitivo, que leva o adolescente a considerar que através do seu pensamento pode resolver todos os problemas e que as suas ideias são as mais correctas.