Desenvolvimento Segundo Vygotsky

05-07-2010 22:32

 O conceito de mediação é o conceito central da sua psicologia

Segundo Vygotsky (1896-1934), as funções cognitivas aparecem duas vezes no desenvolvimento cultural da criança, primeiro a nível social (interpsicologicamente) e depois a nível individual (intrapsicologicamente).
Este psicólogo  defendia que as crianças constroem o seu conhecimento, o desenvolvimento não pode ser separado do seu contexto social e que a aprendizagem pode liderar o desenvolvimento e a linguagem desempenha um papel central no desenvolvimento da mente.

 Para Vygotsky, a apropriação do conhecimento consiste no momento em que, o aprendiz, interiorizou ou aprendeu determinada informação ou conceito, e é capaz de utilizar esse conhecimento independentemente.

  Semenovich Vygotsky dizia que:
• Actividade humana é mediada pelo uso de ferramentas, que estão para a evolução cultural como os genes para a evolução biológica.
• Do mesmo modo que os sistemas de ferramentas, os sistemas de signos(linguagem, escrita, numeração) são criados pela sociedade e mudam com o seu grau de desenvolvimento.
• Cada indivíduo alcança a consciência através da actividade mediada por essas ferramentas, que unem a mente com o mundo real dos objectos e dos acontecimentos.

Para ele as funções mentais superiores são dependentes das inferiores e são determinadas pelo contexto cultural. As funções evoluem partilhadas para individuais

 

A Zona do Desenvolvimento Proximal (ZDP)

A Zona de Desenvolvimento Proximal é uma área potencial de desenvolvimento cognitivo e consiste na distância que medeia entre o nível actual de desenvolvimento da criança, determinado pela sua capacidade actual de resolver problemas individualmente, e o nível de desenvolvimento potencial, determinado através da resolução de problemas sob orientação de adultos ou em colaboração com pares mais capazes.

 A ideia da ZDP influencia a três níveis a concepção do processo de ensino/aprendizagem:

• No que se refere a como assistir uma criança na realização de uma tarefa

• A como assistir crianças

• A como determinar o que é apropriado do ponto de vista do desenvolvimento

Esta ideia aumenta o alcance do que é considerado apropriado em termos de desenvolvimento, que normalmente é definido pelas realizações independentes da criança, pelos processos e habilidades que tenham desenvolvido completamente. Não inclui o nível de desempenho assistido, nem os processos e habilidades emergentes.
Portanto, é mais previsível que os professores esperem a emergência espontânea de determinado comportamento antes de promoverem actividades que o encorajem.
Como resultado, as crianças só dispõem de oportunidades que Vygotsky considera o nível inferior da sua ZDP, ou seja, comportamento da criança durante o desempenho assistido revela os comportamentos que estão em vias de emergir. Se insistimos em desempenho independente apenas para descobrir onde é que uma criança está, o que sabe e o que pode fazer, então as habilidades que estão à beira de emergir nunca serão evidentes

 

    Dialéctica entre aprendizagem e desenvolvimento

 Aprendizagem:

• Precede o desenvolvimento
• Progride mais rapidamente que o desenvolvimento
• Redunda em desenvolvimento

Desenvolvimento
 • É o nível máximo a que uma criança pode chegar, no determinado momento

Mediação exterior

 

O mediador externo,deve:

• Ter significado especial para a criança e ser capaz de invocar esse significado

• Estar ligado a um objecto que a criança use antes ou durante o desempenho da tarefa

• Manter-se saliente, visível

• Combinar mediação com linguagem e outras sugestões comportamentais.

• Deve escolher-se um mediador cuja utilização possa “cair” dentro da ZDP da criança

• Deve usar-se o mediador para representar o que se pretende que a criança faça.

 

 Utilidade dos mediadores

• Tornam o processamento mental mais fácil e mais eficaz

• Eventualmente, darão às crianças ferramentas que as habilitem a empenhar-se em processos mentais superiores.

 

Utilidade dos mediadores a curto prazo:

 • Darem suporte ao procedimento mental;

 • Ajudarem a criança a focar e a dar atenção à tarefa;

 • Funcionarem como estímulo fora da dependência do professor;

 • Permitirem que a tarefa seja desempenhada pela criança, de uma maneira mais eficaz.

 

Utilidade dos mediadores a longo prazo:

• Proporcionar assistência ao desenvolvimento das funções mentais elevadas;

• Ajudar a criança a adquirir memória deliberada,atenção focada e auto-regulação;

• Dar suporte à necessidade de expansão da ZDP.

Vygostsy, defendia ainda o uso de actividades partilhadas como a assistência, que é o produto de uma actividade partilhada pela qual se dá à criança a ajuda que necessita para funcionar no nível mais elevado da sua ZDP.
Para promoverem este nível de ajuda, os professores precisam de criar diferentes tipos de assistência e, em consequência, diferentes tipos de experiência partilhada.
A assistência e as experiências partilhadas são o resultado de um contexto social

As trocas e interacções num nível social podem ser:

 Criança     → Professor     

Professor   → Criança

Criança      → Criança      

Criança      → Participantes imaginários           


As actividades partilhadas levam as crianças e  os professores a clarificar e elaborar o seu pensamento e o uso da linguagem, uma vez que, para comunicar, há que ser claro e explícito 

 

Papel do professor

 Um professor pode participar na actividade partilhada de duas maneiras:

• Como um participante directo

• Como a pessoa que promove, planifica e cria as oportunidades para a actividada partilhada a ser desenvolvida com outros.

 

Deve considerar determinados pontos, agindo como parceiro:

 • Ajudar a criança a distinguir entre propriedades essenciais e não essenciais

 • Ajudar a criança a estabelecer relações com um sistema conceptual mais alargado.

 • Procurar coisas apropriadas ao processo de pensamento da criança

 • Criar várias formas de transferir para a criança a responsabilidade pela aprendizagem.

 • Planear o tamanho dos grupos de modo a manter os diálogos significativos e úteis.

 

O papel dos pares:

  • Em algumas situações, interacções casuais podem ajudar a aprender, mas também podem multiplicar mal-entendidos.

 • As interacções no interior de um contexto social de actividade partilhada são muito complexas.

 • Pode ser muito complicado para uma criança descobrir, por si própria, o que o grupo está a tentar conseguir em diferentes situações sociais.

 

Para promoção da aprendizagem, a criança deve envolver-se em formas muito específicas de interacção com outros

 • Cooperar para concretizar uma tarefa com sucesso
 • Assumir papéis designados
 • Representar para uma pessoa imaginária
 • Actuar, representando, como especialista ou como novato
 • Jogar
 • Envolver-se em conflitos cognitivos e exprimir os seus pontos de vista


 

O jogo

 Vygotsky defendia que o jogo infantil influencia o desenvolvimento de três formas:

• O jogo origina a ZDP;

• Facilita a separação entre o pensamento e as acções e objectos;

• Facilita o desenvolvimento da auto-regulação.