Método da Observação

01-06-2010 20:36

A realização da observação isolada do método experimental ocorre quando não é possível utilizar este último.

Existem diferentes formas de utilizar este método:

  •    Laboratorial: realizada em ambiente controlado;
  •   Naturalista: necessidade de observar as condições reais de uma situação;
  •    Invocada: realizada em ocasiões não controladas nem previstas.

A Observação Laboratorial é utilizada no método experimental e implica uma sistematização prévia, onde se define o que se pretende observar. Para além da observação directa, podem ser utilizados outros instrumento como entrevistas, questionários e testes.

Neste tipo de observação, o sujeito tem consciência da observação o que pode condicionar o seu comportamento. No entanto, existem meios técnicos que tentam diminuir esse condicionamento.

A vantagem desta observação é que permite a presença de observadores independentes que anotam todo o tipo de comportamento de uma forma descritiva para posterior análise.

A Observação Naturalista é defendida pelo método clínico, fundamentando-se na necessidade de observar as condições reais de uma situação. O observador pode assumir duas posições:

  •    Dissimulado, onde a sua presença não é notada. Para isto, era necessária a colocação de meios técnicos previamente, o que poderia também alterar a situação.
  •    Participativa na situação sem o estatuto de observador, sendo que não é necessário controlar as condições da experiência.