Piaget

28-05-2010 16:42

 

Sir Jean William Fritz Piaget nasceu em 1896 na Suíça e foi um epistemólogo, considerado o maior expoente do estudo do desenvolvimento cognitivo.

            Piaget foi uma criança precoce, tendo publicado seu primeiro artigo sobre um pombo albino aos 11 anos de idade.

            Mais tarde, mudou-se para Paris, França onde leccionou no colégio Grange-Aux-Belle para garotos, dirigido por Alfred Binet, que desenvolveu o teste de inteligência de Binet. Foi através, dos resultados destes testes que Piaget percebeu regularidades nas respostas erradas das crianças de mesma faixa etária. Esses dados permitiram o lançamento da hipótese de que o pensamento infantil é diferente do pensamento adulto. Em 1921, Piaget retornou à Suíça a convite do director do Instituto Rousseau em Genebra.

            No ano de 1923, casa-se com Valentine Châtenay, uma de suas ex-alunas. Juntos, tiveram três filhos, cujos desenvolvimentos cognitivos foram minuciosamente estudados pelo pesquisador suíço.

            Em 1929, Jean Piaget aceitou o posto de director do Internacional Bureau of Education onde permaneceu até 1968.

            Em 1964, Piaget foi convidado para ser consultor chefe de duas conferências na Universidade Cornell e na Universidade da California. Ambas as conferências debatiam possíveis reformas curriculares baseadas nos resultados das pesquisas de Piaget quanto ao desenvolvimento cognitivo.

            Em 1979, recebeu o Balzean Prize for Political and Social Sciences.

            Durante sua vida Piaget escreveu mais de cinquenta livros e diversas centenas de artigos.

            Morreu no dia 19 de Setembro de 1980 (com 84 anos).