Projecto Milwaukee

08-06-2010 13:23

  O projecto Milwaukee é um programa que começou em 1960 e foi concebido para melhorar o QI e o aproveitamento escolar das crianças em risco e para estudar o efeito da estimulação intelectual nas crianças de ambientes privados.

 O projecto

 Rick Heber, da Universidade de Wiscosin-Madison, selecionou 40 recém-nascidos, todos filhos de uma mãe com um QI menor que 80. As crianças foram distribuídas, ao acaso, por um grupo experimental e um grupo de controlo. As mães das crianças do grupo experimental receberam educação, reabilitação vocacional e treino em trarefas domésticas e cuidados com as crianças. As crianças foram levadas para um centro de educação de alta qualidade, simulado, onde desenvolveram a linguagem e capacidades cognitivas. Recebiam também três refeições equilibradas por dia. Estiveram lá 5 dias por semana, 7 horas por dia, até perfazerem 6 anos. Nessa altura, as crianças foram para as escolas locais. Tanto o grupo experimental como o grupo de controlo foram testados o mesmo número de vezes.

 Resultados

 Aos 6 anos, todas as crianças do grupo experimental tinham um QI mais elevado que as do grupo de controlo. Mais precisamente, em média o grupo de controlo tinha QI de 87 e o grupo experimental tinha QI de 120. Depois de deixarem o programa, o QI das crianças começou a descer. Quando chegaram aos 10 anos, as crianças do grupo experimental tinham uma média de QI de 105, enquanto as do grupo de controlo tinham 85.

 Controvérsia

 O sucesso deste programa foi celebrado nos media locais e pelos psicólogos. No entanto, mais tarde, Rick Heber foi despromovido da Universidade e acusado de utilizar fundos federais para um projecto privado.

Os resultados do projecto não foram publicados em nenhuma revista científica e até mesmo a descrição do projecto foi posta em causa.

 High/Scope

 Desde 1960 que é comum, em vários países, existirem espaços próprios para a educação das crianças em idade pré-escolar. Estes espaços estão situados nas pré-escolas, jardins de infância, etc. Esta situação, baseou-se nas ideias de Jean Piaget, em que as crianças devem estar envolvidas activamente nos processos de aprendizagem. O trabalho dos adultos deve ser do tipo de “facilitadores” e companheiros do que supervisores.

Uma parte importante do programa High/Scope, é o facto de serem as crianças as fazerem planos sobre as actividades que vão realizar e depois discutem se os planos tiveram sucesso ou não.

 Origem

 David Weikart, director dos serviços especiais de Ypsilanti, procurou novos métodos de ensino para crianças de 3/4 anos. E, fora da organização normal das escolas do districto, formou a primeira pré-escola de Michigan. Contratou 4 professores e começou a trabalhar na Perry Elementary School.

 Assim, criou-se um programa que:

1.      Tivesse boas bases de teoria para o ensino e a para a aprendizagem;

2.      Apoiasse o talento das crianças através de um processo activo de aprendizagem;

3.      Os professores, administradores e familiares apoiassem o sucesso das crianças.

 Hoje em dia, este programa funciona por todo o mundo, quer a nível público quer a nível privado.