Psicanálise

31-05-2010 15:32

A psicanálise pode ser definida de três formas distintas:

  •        Teoria – conjunto de conhecimentos sistemáticos sobre o funcionamento da vida psíquica
  •       Método de Investigação – método de interpretação, que busca o significado oculto daquilo que é manifestado através de acções, palavras ou de produções imaginárias.
  •            Prática Profissional – forma de tratamento psicológico, que visa a cura ou o autoconhecimento.

A Psicanálise fundada por Sigmund Freud (1856-1939), apresenta-nos uma nova perspectiva sobre o ser humano e suas motivações.

Freud encontra na mente uma divisão em três partes:

  •            Consciente (EGO) - Raciocínio, operações lógicas
  •          Pré-consciente (SUPEREGO) - Memórias, interiorização de proibições sociais, produz angústias, ansiedades e castiga o EGO quando este aceita impulsos vindos do ID
  •         Inconsciente (ID) - pulsões, desejos e medos recalcados. Não obedece à lógica nem à moral

A personalidade é determinada fundamentalmente por processos e forças inconscientes moldadas nos primeiros anos de vida (até aos 6-8 anos). Daí resultam comportamentos incompreensíveis (fobias, auto-agressão) o que permite pensar em soluções para a cura. Assim sendo, a exploração das lembranças dos primeiros anos de vida é essencial para o tratamento.

Para termos acesso ao inconsciente (único modo de rever acontecimentos passados, que estão na base de medos e fobias) ficamos limitados a processos indirectos como:

  •         Hipnose - Induzir o paciente, através de uma sugestão intensa, num estado semelhante ao sono mas no qual é possível estabelecer a comunicação com o hipnotizador e ser sugestionado, podendo assim revelar memórias ocultas ou ser condicionado para determinada acção ou comportamento.
  •          Método psicanalítico recorrendo às técnicas:

o     Interpretação dos sonhos

o     Actos falhados

o     Transferência

O método psicanalítico vai ser o preferido por Freud pois o Hipnotismo não alterava definitivamente os comportamentos, para alémdisso muitas vezes os pacientes não estavam dispostos a submeter-se à hipnose e outras vezes resistiam às sugestões hipnóticas.

Com a psicanálise a vida humana é estudada a partir da motivação básica, o impulso sexual ou princípio de prazer. Este impulso existe na criança na qual a satisfação de zonas erógenas surge ligada à satisfação da fome. Estas considerações implicaram um conjunto de críticas da sociedade de então mas constituiriam a base da sua aceitação posterior.