Psicologia Científica

31-05-2010 21:55

Ao contrário da psicologia do senso comum, que se baseia nos sentidos e, por isso, acredita em tudo o que vê e sente, a psicologia científica é mais incrédula e procura através do raciocínio e dos métodos experimentais comprovar aquilo que os sentidos mostram.

A ciência é um método de pesquisa baseado na inteligência do ser humano e na comprovação experimental daquilo que se está a pesquisar. Ao apresentar uma nova visão de uma teoria já consagrada na prática provoca muitas vezes reacções negativas. É exemplo disto, o caso de Galileu, que ao afirmar que a Terra girava em torno do sol e não o contrário viu-se obrigado a negar tudo isto, devido à reacção da igreja e do resto da sociedade.

A ciência e o senso comum são duas faces de um mesmo fenómeno. A face senso comum representa o lado conservador do conhecimento, enquanto que a face ciência representa o lado dinâmico do fenómeno que faz evoluir o conhecimento.

Nos dias de hoje cada vez mais a psicologia recorre ao método dinâmico, ou seja ao método científico, para obter informações acerca de comportamentos e dos processos mentais. Apesar disto, tal como as outras ciências, também a psicologia ainda não conseguiu obter resposta para todas as suas questões, existem ainda muitos fenómenos que ainda não são compreendidos.