Desenvolvimento Fisico na Infância
O sistema nervoso tem um papel muito importante no comportamento e nos processos mentais. Este, coordena a relação que o organismo estabelece com o meio e assegura a comunicação interna do corpo.
Mecanismos de recepção: órgãos dos sentidos – olhos, nariz, boca, ouvidos e pele. Podem também referir o sentido cinestésico – dão-nos informações como o sentido de orientação e equilíbrio.
Mecanismos de conexão: sistema nervoso central e periférico – conduzem e interpretam a informação vinda dos órgãos de recepção e decidem e coordenam as respostas que serão concretizadas pelos mecanismos de reacção.
Mecanismos de reacção: órgãos efectores – músculos e glândulas.
Neurónio: unidade básica do sistema nervoso. Apresenta 3 componentes o corpo celular, as dendrites (captam mensagens dos outros neurónios) e o axónio (fibra principal de saída).
O desenvolvimento motor tem 3 regras gerais:
- Progressão céfalo-caudal;
- Progressão proximodistal;
- Progressão de acção concentrada para específica.
A par do desenvolvimento motor, está o desenvolvimento social, que é sem dúvida uma fase fundamental. É no contexto familiar que a criança aprende comportamentos, valores, normas e atitudes adoptadas em cada sociedade.
A vinculação (estabelecimento de uma primeira relação afectiva recíproca e duradoura) manifesta-se por volta dos 7/8 meses e é um dos aspectos mais importantes do desenvolvimento psicológico e social da criança.
Estudos demonstram que a necessidade de contacto corporal e proximidade física são mais importantes que a necessidade de alimentação.
Na falta de uma vinculação, a criança pode desenvolver graves perturbações tanto físicas como afectivas ou mentais.