Desenvolvimento do Adulto
Do ponto de vista científico, a maturação é o processo de desenvolvimento dos seres vivos ou suas partes no sentido de tornar o organismo apto para a reprodução. Em relação aos animais, diz-se que, nessa altura, eles atingem a maturidade. Os seres que ainda não atingiram a maturidade designam-se como "imaturos".
Por outro lado, do ponto de vista “social”, uma pessoa torna-se madura a partir do momento em que possui as seguintes características:
· - Empregado;
· - Ser financeiramente independente;
· - “Ser pai”;
· - Independência e autonomia pedagógica;
· - Tomada de decisão independente;
· - Algum grau de estabilidade;
· - Fiabilidade;
· - Integridade;
· - (…)
Segundo Erikson, o desenvolvimento, na vida adulta segue os seguintes estádios:
· Intimidade vs Isolamento (18-30 anos)
Nesta fase, o indivíduo depara-se com os “primeiros amores”. É por volta desta altura que o indivíduo estabelece relações afectivas. Ou o jovem adulto apresenta uma sexualidade enriquecedora e vínculos sociais estáveis ou isola-se e tem dificuldades em relacionar-se.
· Generatividade vs Auto-absorção (30-60 e tal anos)
O conflito centra-se na expansão das potencialidades de adulto e na sua transmissão aos outros – gosta de colaborar com as novas gerações. Pode, por outros lado, tornar-se inactivo, se achar que não consegue ou que não tem nada de interessante para transmitir. Apresenta sinais de estagnação; é improdutivo e está apenas preocupado consigo próprio. A virtude inerente a este estádio é a produção
· Integridade vs Desespero (mais de 65 anos)
O indivíduo avalia a sua vida, podendo experimentar sentimentos de integridade ou de desespero; faz um balanço da sua vida: positivo ou negativo. A integridade resulta de uma avaliação positiva da sua existência; aceita a existência como algo de valioso e sente-se satisfeito com a vida. O desespero resulta de uma avaliação negativa da sua existência e da impossibilidade de a recomeçar, considera a vida como tempo perdido e impossível de recuperar.
Processo de envelhecimento
As transformações físicas, psicológicas e sociais são inevitáveis.
Tanto os factores hereditários como ambientais são cruciais neste processo. Doenças hereditárias, consumo de álcool, abuso de drogas, falta de exercício físico são factores que podem acelerar o processo de envelhecimento.
Segundo Elisabeth Kubler-Ross, o confronto da morte segue os seguintes parâmetros:
· Negação;
· Irritação/Raiva;
· Negociação;
· Depressão;
· Aceitação
A actividade física traz benefícios psicológicos no idoso a vários níveis:
· Melhora as capacidades físicas;
· Promove e melhora a auto-eficácia, o auto-conceito, a auto-estima, o humor, etc;
· Diminui os níveis de tensão, ansiedade, depressão e insónia;
· Diminui o consumo de medicamentos;
· Melhora as funções cognitivas e a socialização;
· Modifica a personalidade do indivíduo, trazendo-lhe características mais desejáveis;
· Aumenta a longevidade.