Desenvolvimento segundo Piaget
A teoria de Piaget é funcional e construtivista pois, acentua a adaptação do organismo ao meio e realça a organização dos processos cognitivos.
Piaget estudou o desenvolvimento cognitivo da criança e, segundo ele, a inteligência constrói-se progressivamente ao longo do tempo, por estádios constantes e sequenciais.
Defende que as estruturas do comportamento são produto de uma construção contínua do sujeito, que interage com o meio, tendo um papel activo no seu desenvolvimento cognitivo.
Segundo este autor, a inteligência é perspectivada como uma adaptação do indivíduo e das suas estruturas cognitivas ao meio. Esta adaptação resulta da interacção entre a assimilação (o sujeito integra e incorpora os elementos do meio nas suas estruturas mentais) e a acomodação (as estruturas mentais modificam-se em função das situações que provêm do meio). Assim, surge-nos a equilibração, que é o mecanismo interno de regulação entre a assimilação e a acomodação, o que vai permitir uma adaptação no sentido de alcançar um pensamento cada vez mais complexo.
Factores de desenvolvimento
1. Hereditariedade, maturação interna – a hereditariedade, a maturação interna do sistema nervoso e o crescimento orgânico têm um papel muito importante no processo de desenvolvimento. Mas, ainda que a maturação dependa essencialmente de factores genéticos, a estimulação do meio pode influenciar o processo de maturação.
2. Experiência física – a acção exercida sobre os objectos desenvolve a motricidade da criança propiciando o seu desenvolvimento intelectual.
3. Transmissão social – integrada na sociedade, a criança interage com o meio físico e social. Se o meio for mais estimulante, o seu desenvolvimento vai ser favorecido. No entanto, o efeito da transmissão social só terá resultado se houver uma assimilação activa por parte do sujeito.
4. Equilibração – permite a adaptação do indivíduo ao meio, permitindo uma progressão no sentido de um pensamento cada vez mais complexo.
Estádios de desenvolvimento:
Sensório – Motor (0-18/24 meses):
- Caracteriza-se por uma inteligência sensorial, pois o bebé capta todas as informações que recebe através dos sentidos, e motora porque o bebé se exprime através dos movimentos.
- Aparece o conceito de objecto permanente.
Pré – Operatório (2-7 anos):
- Subestádio do pensamento pré-conceptual (2-4 anos)
o Função simbólica – a criança passa a poder representar objectos ou acções por símbolos. Pode representar mentalmente objectos ou acções não presentes no campo perceptivo – imagem mental. Na linguagem as palavras representam pessoas, situações, etc. No jogo simbólico, faz-de-conta, a criança representa um conjunto de acções e os objectos são o que lhe apetecer (um pau é um cavalo ou um avião, ralha à boneca que se portou muito mal). No desenho desenha uma roda e diz que é um carro.
o Egocentrismo – a criança (autocentrada) pensa que o mundo foi criado só para si e não compreende outras perspectivas;
o Pensamento mágico:
o Animismo – atribuição de emoções e pensamentos a objectos inanimados;
o Realismo – a realidade é construída pela criança sem objectividade (se sonhou que o lobo está no corredor, pode ter medo de sair do quarto);
o Finalismo – Dado o egocentrismo da criança as coisas têm como finalidade a própria criança (o monte é um declive para ela poder correr);
o Artificialismo – explicação de fenómenos naturais como se fossem produzidos pelos seres humanos (o Sol foi acesso por um fósforo gigante).
- Subestádio do pensamento intuitivo (4-7 anos)
o Baseado na percepção dos dados sensoriais. A criança responde à questão que lhe é colocada com base na aparência.
o O pensamento é irreversível
o A criança pode classificar e seriar objectos por aproximações sucessivas, embora sem um lógica de conjunto
Estádio das operações concretas (7-11/12 anos):
- Reversibilidade mental (capacidade do pensamento voltar ao ponto de partida);
- Pensamento lógico, acção sobre o real;
- Operações mentais: contar, classificar, seriar;
- Conservação da matéria sólida, líquida, peso, volume;
- Conceitos de tempo e de espaço globais e de velocidade.
Estádio das operações formais (11/12-15/16 anos)
- Pensamento abstracto (as operações mentais não necessitam de apoiar-se no concreto para serem formuladas);
- Operações formais, acção sobre o possível;
- Raciocínio hipotético-dedutivo (o adolescente formula hipóteses e deduz conclusões; é capaz de resolver problemas a partir de enunciados verbais;
- Definição de conceitos e de valores;
- Egocentrismo cognitivo, que leva o adolescente a considerar que através do seu pensamento pode resolver todos os problemas e que as suas ideias são as mais correctas.