Gestaltismo

16-04-2010 17:29

A psicologia de Gestalt surgiu como uma forma de protesto contra a psicologia de Wundt, que tinha como base as sensações elementares e não enaltecia a consciência. Os defensores desta corrente acreditavam no seu valor e não concordavam com a redução dos fenómenos a elementos, defendendo que um objecto não é um pack de sensações não podendo ser, por isso, reduzido às mesmas. Para eles a percepção da realidade está para além dos elementos fornecidos pelos órgãos sensoriais. Assim, é impossível às partes proporcionarem uma real compreensão do todo. Por exemplo, quando pensamos numa cadeira não pensamos somente em quatro pernas, um assento e um encosto, pensamos em muito mais que isso, numa imagem que temos presente na nossa mente, em algum que nos proporciona conforto.

Com o objectivo de demonstrar a importância da organização da informação como um todo foram produzidas imagens que podem ser interpretadas de modos distintos (algumas exemplos destas imagens estão disponíveis na Imajoteca).

Esta corrente, vista, também como a Psicologia da forma, preocupava-se em perceber quais os processos que estão envolvidos na ilusão de óptica, quando o estimulo é percebido pelo indivíduo com uma forma diferente da que possui na realidade.

O objectivo do Gestaltismo era, então, perceber o modo como organizamos a realidade.