Método da Observação
A realização da observação isolada do método experimental ocorre quando não é possível utilizar este último.
Existem diferentes formas de utilizar este método:
- Laboratorial: realizada em ambiente controlado;
- Naturalista: necessidade de observar as condições reais de uma situação;
- Invocada: realizada em ocasiões não controladas nem previstas.
A Observação Laboratorial é utilizada no método experimental e implica uma sistematização prévia, onde se define o que se pretende observar. Para além da observação directa, podem ser utilizados outros instrumento como entrevistas, questionários e testes.
Neste tipo de observação, o sujeito tem consciência da observação o que pode condicionar o seu comportamento. No entanto, existem meios técnicos que tentam diminuir esse condicionamento.
A vantagem desta observação é que permite a presença de observadores independentes que anotam todo o tipo de comportamento de uma forma descritiva para posterior análise.
A Observação Naturalista é defendida pelo método clínico, fundamentando-se na necessidade de observar as condições reais de uma situação. O observador pode assumir duas posições:
- Dissimulado, onde a sua presença não é notada. Para isto, era necessária a colocação de meios técnicos previamente, o que poderia também alterar a situação.
- Participativa na situação sem o estatuto de observador, sendo que não é necessário controlar as condições da experiência.